Vejo no horizonte um lindo rapaz de bastos cabelos dourados cavalgando um cavalo branco e mostrando todos os seus belos dentes brancos para mim! Será um sonho?! Óbvio que sim!
Posto desse jeito esse assunto de “homem-dos-sonhos” parece mesmo muito ridículo, mas ainda há muitas mulheres que acreditam, piamente, nisso. E os meninos também, não duvidem!
E qual a implicação desse tipo de pensamento, o “Complexo de donzela”. Como uma donzela se comporta e pensa? Primeiro, ela nunca deve tomar nenhuma atitude, é sempre o príncipe que deve vir até ela. Segundo, a vida dela só fará sentido quando encontrar o seu príncipe encantado (veja também isso). Terceiro, ela sonha com um casamento e o “... e viveram felizes para sempre”.
Atualmente, há uma supervalorização do amor romântico, como se só isso importasse nas nossas vidas. Vou pontuar algumas coisas que são consequência disso. É bem difícil encontrar músicas que não falem de amor, perda do amor, início do amor e blábláblá. Nas novelas, as personagens vivem em função dos romances. Tudo isso, é o que as pessoas querem para suas próprias vidas.
Isso tudo gera expectativas e ilusões. No mundo real, temos pessoas reais e não existe nem príncipes, nem histórias com finais felizes. Precisamos ser felizes sozinhos, mesmo estando com alguém. Precisamos ser pró-ativos na busca da nossa felicidade e não dá para esperar que o outro tome sempre atitudes para nos fazer felizes.
Percebo também que, por conta dessa supervalorização do amor, as pessoas têm uma necessidade absurda de encontrar alguém para dividir a vida. Daí o sucesso dos sites de relacionamentos, desses para encontrar namorado mesmo. Ficar sozinho é feio, você até pode estar “solteiro, mas sozinho nunca!”.
Isso realmente me incomoda! Não é saudável. O amor romântico é algo lindo, mas é tão importante quanto as outras coisas em nossas vidas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário